sábado, 14 de dezembro de 2013

Quebrando a cabeça

Acho que todos já sabem que eu tenho paixão por livros, mas talvez vocês não saibam que eu também adoro quebra-cabeças. Assim como os livros, eu tenho costume de montar quebra-cabeças desde pequena. 

O que eu acho legal dos quebra-cabeças é que eles parecem um jogo, que não é repetitivo já que cada hora você monta algo diferente e que pode ser jogado com qualquer quantidade de pessoas, você pode montar a hora que quiser e se cansar pode voltar outra hora, e é algo que relaxa, por ser algo mais calmo que precisa de atenção.

Outro fato legal é que quando ele termina de ser montado pode ser usado para decoração (eu já tenho montado dois quebra-cabeças de mil peças, que estão pendurados em quadros um no meu quarto e outro no corredor.)

O quebra-cabeça pendurado no corredor é da Torre Eiffel, foi o primeiro de 1000 peças que eu montei, demorei uns 6 meses mais ou menos pra terminar.
  

O quebra-cabeça pendurado no meu quarto é do Pathernon, também de 1000 peças, demorei mais ou menos uma semana pra fazer (foi rápido porque eu estava de férias, na casa da minha vó que é no interior ou seja não tinha nada pra fazer, e meus primos me ajudaram bastante e além disso descobri uma tática que ajuda muito...)


Agora porque eu inventei de fazer esse post assim do nada? Meu pai foi pros EUA e trouxe um quebra-cabeça de Las Vegas pra mim (o quebra-cabeça representa Las Vegas, e não veio de lá...)


Então eu resolvi fazer um passo a passo pra ajudar a montar um quebra-cabeça até porque na casa da Ananda descobri que nem todo mundo sabe o que fazer...

Antes de começar tem que arrumar a base pro quebra-cabeça, tem uns próprios que vende na loja de brinquedo, mas é muuito caro então eu uso o estrelão do meu irmão (pra quem não sabe é um campo de futebol de botão) só que esse quebra-cabeça não cabe... eu ainda estou vendo o que eu vou fazer...

1º passo:A primeira coisa que você deve fazer é separar as bordas. 
Pode parecer chato, porque você vai ter que olhar peça por peça, mas é um bom ponto de início. É bem provável que você deixe passar alguma peça, ou seja, vai ter que refazer pelo menos uma vez.




2º passo: Depois de achar as peças é hora de montar!
É claro que sempre olhando na imagem da caixa, monte a borda do quebra-cabeça. Isso vai facilitar na hora da montagem.



3º passo: Separar as peças de acordo com suas características.
Vai depender muito do que você está montando, pode separar céu, folhas amarelas, folhas verdes, prédio escuro, prédio claro, letras luminosas... 


Eu arrumei um porta joias para separar as peças.
Eu arrumei um porta joias para separar as peças. 

4º passo: Montar o que foi separado.
Depois de separar é só montar a partir do que foi separado. Por exemplo se você separou folhas verdes a maioria provavelmente vai estar junta, então é só tentar junta-las.




5º passo: Juntar tudo.
Provavelmente ao longo da montagem as partes já montadas vão acabar se juntando, e as peças que não foram separadas em grupos vão acabar "encontrando o seu lugar" nesse final.



Eu fui montando os prédios e eles acabaram se juntando!

É isso. Sempre se lembrando em todos os passos de olhar a imagem na caixa para saber o que está fazendo e ter paciência pra montar. 

Espero que tenham gostado, se lembrando de que este talvez não seja o melhor jeito, é apenas como eu faço, qualquer dica é só deixar nos comentários.Quem sabe agora nas férias você não pega aquele quebra-cabeça que estava guardado e chama alguns amigos pra ajudar?

Que a sorte esteja sempre ao seu favor
Jow

3 comentários: